artbarreiro.com
a
     

16 A 22 DE SETEMBRO | SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2010   


O Barreiro associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade, promovendo várias iniciativas que essencialmente informam e incentivam à adopção de meios de transporte alternativos ao automóvel, mais amigos do ambiente, dirigidas à população em geral. O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, o Vereador do Planeamento e Gestão Urbana, Rui Lopo, e o Presidente da S.energia e Vereador da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, Nuno Banza, apresentaram, no dia 8 de Setembro, o programa da Semana Europeia da Mobilidade à comunicação social. A iniciativa teve lugar num autocarro dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) que, no exterior, apresenta uma exposição sobre Mobilidade Sustentável e que fará parte do programa da Semana. 

Pretendendo que “as questões da mobilidade suave tenham no Barreiro uma bandeira”, o Vereador Rui Lopo salientou que a Semana Europeia da Mobilidade enquadra-se na política de gestão do ordenamento do território, na melhoria e reforço do serviço prestado pelos TCB e no acompanhamento dos projectos para a criação de infra-estruturas como a Terceira Travessia do Tejo ou o Metro Sul do Tejo.
O Autarca abordou ainda na conferência de imprensa o Plano Intermunicipal de Mobilidade, que se encontra em fase de concurso público, e salientou que, durante a Semana, a Autarquia irá realizar pequenas intervenções de trânsito no Concelho, como por exemplo na entrada da Quinta do Torrão.

Nuno Banza realçou que, desde 2003, o Barreiro tem aderido e participado, cada vez mais, na Semana Europeia da Mobilidade. “É objectivamente um compromisso consolidado e que tem vindo a envolver cada vez mais parceiros”, referiu o Autarca e Presidente do Conselho de Administração da S.energia - Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Apostando numa estratégia de alteração de comportamentos, Nuno Banza referiu que as iniciativas visam mostrar à população que “uma rua sem carros é um espaço acolhedor e amigável”.
O Presidente da CMB referiu que a organização da Semana Europeia da Mobilidade por diversas entidades (Autarquia, TCB e S.energia) demonstra que existe “uma visão articulada e global das questões da mobilidade”, encarando-se os transportes, as acessibilidades, os percursos cicláveis, a qualidade do ar, o desenvolvimento urbano como peças do mesmo puzzle. “É uma visão conjunta e articulada do desenvolvimento e mobilidade”, referiu Carlos Humberto de Carvalho.

Consulte AQUI o programa completo da Semana Europeia da Mobilidade.

(Info: CMB)

a